A iniciação na quimbanda é um dos passos mais sérios e importantes que qualquer pessoa pode dar em sua vida.
A iniciação quando bem feita, pode levantar a vida de uma vez, trazendo glória e prazeres.
Porém, cair na mão de um marmoteiro maluco pode lhe trazer tanta merda junto, que já vi pessoas que chegaram a tentar suicídio depois de uma iniciação mal feita.
Por isso, recomendo: leia esse texto com atenção e até o final. Você vai encontrar nessas linhas mais informação útil pra você que horas e horas de vídeos, textos e livros que você verá por aí.
Confira:
Como iniciar na Quimbanda?
Muitas pessoas entram em contato comigo perguntando como iniciar na quimbanda e como reconhecer um bom templo de quimbanda.
Para te ajudar nessa tarefa complicada de se iniciar na quimbanda e escolher um bom terreiro de quimbanda, preparei esse texto com dicas práticas para você.
Portanto, se você pensa em se iniciar na quimbanda, segue comigo!
Pesquise Sobre a Quimbanda
A primeira dica que lhe dou é: pesquise. 90% do que é uma quimbanda de verdade é feita por e para iniciados.
Portanto, muito do que você verá na internet e/ou em livros é nem a pontinha do iceberg do que realmente é a quimbanda.
Porém, ao fazer uma boa pesquisa, você já começará a ver conceitos e diferenças entre a prática de uma pessoa e a prática de outra.
Além disso, confie na sua intuição!
É o melhor que você tem a fazer sempre que for buscar fazer iniciação na quimbanda. As vezes, o quimbandeiro pode ser ótimo e ter muito axé e conhecimento, mas talvez não seja o sacerdote certo para você.
Além, é claro, conversar bastante com ele tirando dúvidas, ler seus textos e informações e, então, usar a sua intuição como ponto de partida.
Por isso, antes de iniciar na quimbanda, procure ouvir sua intuição, converse com suas entidades e peça que elas lhe mostrem o caminho correto para você cultuá-las da melhor forma possível.
Lembre-se: a Quimbanda é para todo mundo, mas nem todo mundo é para a Quimbanda!
Como funciona a iniciação na quimbanda?
O primeiro (e talvez o mais importante) passo que todo interessado em se iniciar na quimbanda deve tomar, seja para iniciar na quimbanda malei, iniciar na quimbanda nagô, luciferiana e assim por diante, é fazer um bom jogo com o sacerdote que pensa em se iniciar.
Assim, você poderá saber quais as entidades que te acompanham naquela tradição, quais os passos e necessidades para se iniciar naquela tradição de quimbanda e assim por diante.
É muito interessante você levar algumas dúvidas já previamente anotadas para perguntar durante a consulta e, assim, esclarecer ao máximo todas as suas dúvidas.
Vou inclusive, sugerir algumas que são bem recorrentes quando eu faço consulta para alguém que quer se iniciar em quimbanda na quimbanda comigo:
- Qual exu e/ou pombagira que rege a sua vida?
- Como funciona a iniciação na casa?
- Precisa se recolher para iniciar na quimbanda por aquela tradição?
- Quanto tempo leva a ritualística da iniciação? 1 semana, 1 mês?
- Como você vai aprender as práticas assim que se iniciar na quimbanda por aquela casa? Tem algo escrito? Grupo no WhatsApp? Algum tipo de suporte em dúvidas gerais?
- Você vai poder levar seus assentamentos para casa depois que se iniciar na quimbanda?
Essas são algumas perguntas bem pertinentes que você pode fazer durante um jogo.
Existem muitas outras possíveis e que variam de acordo com a necessidade de cada um.
Além é claro, não deixe de perguntar os custos envolvidos naquela tradição.
Um assunto muito importante. E aqui fica inclusive minha próxima dica.
Iniciar na Quimbanda é caro?
Muitas pessoas ao longo dos últimos anos passaram pela minha mesa de jogo, algumas verdadeiramente interessadas em se iniciar e outras apenas sondando como funciona e se aquele caminho é para elas.
Ambas as situações são normais e válidas, mas em ambos os casos, já me falaram que ouviram em algumas casas por ai coisas do tipo:
“Ah Tata Orion, fui em fulano e fulano disse que faria meus assentamentos por R$ 100,00 (cem reais), o senhor pode fazer por esse valor também?”
Sim, já ouvi papos com esse valor ridículo.
Quem em sã consciência acha que um valor absurdo como esse poderia ser possível para iniciar alguém?
Afinal, R$ 100,00 não paga nem um bom galo pra exu, como vai ser o valor de uma iniciação inteira?
Vai cortar tomate pra exu (contém ironia heim)?
Brincadeiras à parte com um absurdo desse, claro que existem pessoas que na extrema necessidade a gente inicia até de graça, normal, faz parte da vida religiosa.
Porém, uma coisa é necessária se ter em mente quando se busca uma iniciação:
você estará pagando todo o conhecimento acumulado daquele sacerdote por anos a fio para estar ali, preparado a te ajudar naquele momento.
Você estará pagando por anos e anos de estudos, cursos e iniciações que aquele sacerdote pagou para estar forte espiritualmente para te ajudar.
E sim, o dinheiro sempre deve ser uma energia de troca importante entre o sacerdote e o candidato a iniciação na quimbanda.
Lembre-se que iniciação na quimbanda é pautada no valor e não no custo.
Quero me iniciar, como fazer?
O primeiro passo, como expliquei ao longo do texto, é você fazer comigo uma consulta para vermos, se o caminho é adequado para você.
Nessa consulta veremos tudo sobre a sua vida:
- Qual ou quais limpezas espirituais teremos que fazer contigo;
- Quais axés você estará apto a receber de acordo com suas necessidades espirituais;
- Quais as suas entidades caso você não as conheça;
- Se além dos dois exus principais, se precisará receber algum assentamento de imediato a mais;
- E assim por diante.
É como eu sempre falo, a iniciação na quimbanda é como uma receita de bolo: o ritual de iniciação é igual para todo mundo, mas os detalhes que fazem a diferença entre uma pessoa e outra é que conta muito no final.
Assim como fazer um bolo é sempre igual: junta os ingredientes, bate e assa. Mas um bolo de laranja é diferente de bolo de chocolate ne?
Esse o segredo de uma boa iniciação na quimbanda: saber e reconhecer que cada um de nós é único!
Em qual quimbanda iniciar?
Quando eu iniciei na quimbanda, lá em 1993, não tinha essa de sabores de quimbanda, isso começou a virar modinha lá em 2010 em diante.
Ao longo de minha trajetória espiritual, tomei obrigação e me tornei mestre (ou tata, a depender da tradição) em diversas linhas:
- Quimbanda Nagô, onde fui iniciado ainda criança e sigo suas bases até hoje;
- Quimbanda Malei
- Quimbanda Xambá
- Quimbanda Luciferiana
E algumas outras mais restritas do público em geral.
Por isso, com esse conhecimento acumulado e as três décadas de prática diária, hoje toco em meu dia a dia e inicio as pessoas, além dessas que citei (se necessário), na Quimbanda Ancestral.
Sendo a Quimbanda Ancestral a chave do conhecimento que abre as portas dessas tradições nas quais passei e me tornei mestre para, assim, ampliar as forças e fortalezas de todos que por meu axé